Qualquer profissional que trabalha com cargas perigosas sabe como acidentes podem causar prejuízos excepcionalmente altos ou irreparáveis para as empresas. Para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento saudável da organização no mercado, é fundamental investir na prevenção de acidentes do trabalho.
Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, sendo necessário conhecer os tipos de acidentes mais comuns de ocorrerem, quais são as estratégias mais efetivas para evitá-los e como monitorar o desempenho dos colaboradores. Continue essa leitura para entender tudo isso!
Os tipos de acidentes são os mesmos que podem ocorrer com o transporte de qualquer carga, entretanto, além de prejudicar a empresa de transporte e a contratante, a carga perigosa também prejudica o meio ambiente e causa danos à integridade física do motorista e de outras pessoas. Veja exemplos acidentes:
Não basta a boa vontade para prevenir os acidentes, sendo importante adotar estratégias específicas para isso. Confira as mais efetivas nos tópicos abaixo.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são usados pelos colaboradores para prevenir lesões durante o trabalho e ajudar na execução de certas tarefas. O assunto é tratado pela NR 6 do Ministério do Trabalho e pela NBR 9.735/16 da ABNT. Exemplos de EPIs que deverão ser usados pelos condutores são:
Muitos acidentes são causados por defeitos nos veículos, desgastes nos pneus, problemas motores etc. O ideal é investir na manutenção preventiva, que consiste em revisar os veículos antes de apresentarem problemas, assim, é possível identificá-los e solucioná-los antecipadamente.
Nem todos os colaboradores sabem o que é preciso ser feito para evitar acidentes, mas você pode auxiliá-los nessa tarefa fornecendo um manual que instrui como a carga perigosa deve ser manejada e que explica como exercer uma direção preventiva.
A legislação foi criada para evitar problemas no trânsito, por isso, ela traz informações relevantes para que o gestor saiba como prevenir acidentes. Entre as normas que devem ser estudadas, estão:
Além de manter os colaboradores treinados e motivados para prevenir e reduzir acidentes, há uma minimização de ocorrências quando se implementa uma plataforma Web que permite monitorar a situação, o comportamento e a atuação de cada funcionário.
A plataforma que fornece esse tipo de funcionalidade é o do Onisys. Essa tecnologia permite que os colaboradores vejam quais infrações cometeram, acumulem pontos por bom comportamento e sejam recompensados por programas criados pela empresa.
Entre outras funcionalidades, o Onisys também faz o levantamento de dados conforme as configurações feitas pela companhia, permitindo que ela encontre pontos de melhorias e aperfeiçoe seus processos.
Zelar pela prevenção de acidentes do trabalho minimiza os riscos do negócio e impulsiona seu crescimento, mas será preciso elaborar um bom planejamento, aplicar as estratégias listadas e monitorar os resultados.
Interessou-se pelo Onisys? Entre em contato conosco para saber mais sobre suas funcionalidades e seus benefícios!