A saúde ocupacional já é utilizada há algum tempo em grandes empresas que trabalham com transporte de cargas. Ela é de suma importância para o transporte de cargas perigosas, especialmente para o bem-estar dos motoristas e auxiliares. Ainda, previne doenças e acidentes de trabalho, pois os colaboradores são o maior patrimônio que uma organização pode ter. Mas você sabe o que é saúde ocupacional?
Trata-se de um campo da medicina, fiscalizado pelo Ministério do Trabalho e direcionado a cuidar da saúde dos funcionários das empresas. Ela auxilia na promoção de um ambiente de trabalho melhor, gerando mais qualidade de vida aos colaboradores.
Neste post, daremos dicas para que você consiga implementar a saúde ocupacional em sua empresa. Confira!
É prevista por lei a realização de exames médicos periódicos, a fim de que a empresa assegure o acompanhamento da saúde do funcionário. Todavia, nem sempre é possível cobrir todas as bases. Existem diversas doenças que são silenciosas e podem não ser diagnosticadas por esse processo a tempo.
Logo, é essencial que a empresa conscientize os colaboradores a respeito da importância de realizar exames periódicos. Quando a instituição disponibiliza plano de saúde, por exemplo, isso é ainda mais relevante. Na verdade, é uma maneira de aumentar o cuidado com a saúde para o ambiente externo ao de trabalho, a fim de mostrar que os funcionários precisam se preocupar sempre com isso.
Apesar de toda a ergonomia necessária, os colaboradores ainda podem ter vários problemas em músculos e articulações. É necessário fazer pausas e, principalmente, fortalecer os grupos que são mais utilizados. A ginástica laboral serve justamente para isso. Ela é útil para assegurar o bem-estar e a proteção de várias áreas musculares e é realizada em intervalos menores e até em conjunto.
É uma ótima maneira de prevenir as condições e ter mais qualidade de vida no trabalho. Há também a ginástica corretiva, que é útil para equilibrar a utilização dos grupos musculares, a fim de evitar a atrofia de algumas regiões.
Para implementar a saúde ocupacional em sua empresa de transporte de cargas, deve ser considerada a realização de campanhas periódicas de vacinação. Quando a organização oferece uma campanha contra hepatite, febre amarela ou contra um cenário de surto, por exemplo, ela reduz as chances de ocorrerem vários afastamentos ao mesmo tempo.
Apesar de não ser obrigatória, essa ação é uma maneira de manter os seus colaboradores imunizados. Esse cuidado é primordial em regiões endêmicas, onde alguns problemas de saúde acontecem com mais intensidade. Além disso, o cuidado específico com a saúde ocupacional tem o poder de motivar e engajar, exatamente pelo fato de oferecer algo diferenciado.
Agora você já sabe o que é saúde ocupacional e como implementá-la em sua empresa de transporte de cargas. Lembre-se de que, se seu negócio quer obter sucesso, primeiramente, é preciso assegurar a saúde e o bem-estar dos seus funcionários. Com isso, você evitará muita dor de cabeça e prejuízos futuros relacionados à saúde da equipe.
Você gostou das nossas dicas sobre como implementar a saúde ocupacional em sua empresa? Então, deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco e com os outros leitores suas ideias sobre o assunto!