Caso queira manter uma posição significativa e frequente no mercado, por mais que seu negócio já esteja estabelecido no setor de logística, você deve ficar sempre atento às novidades que podem inovar o ramo e também saber como utilizar a tecnologia no transporte de cargas.
O fato é que, se a era da informação já influencia todas as esferas sociais e empresariais, com o setor de logística não seria diferente. Essas ferramentas tecnológicas podem oferecer soluções transformadoras, e ao assegurar um setor mais seguro, controlado e ágil, consequentemente, há um aumento da produtividade, redução de custos e otimização dos processos.
Neste post, falaremos sobre as tecnologias disponíveis no mercado para o segmento. Confira!
Os sistemas de monitoramento e rastreamento de cargas têm se transformado em uma forte tendência no ramo. As maiores empresas do mercado já utilizam essa ferramenta, desfrutando de inúmeros benefícios:
Geralmente, para que o sistema funcione, são instalados rastreadores via satélite em cada um dos automóveis da frota e, depois disso, ele constitui uma conexão frequente ao longo dos trajetos feitos.
Um software completo e moderno disponibiliza o suporte para que todos os dados disponibilizados pelo rastreador veicular seja analisado e, assim, é possível realizar o acompanhamento de vários pontos do itinerário, como:
Inclusive, esses sistemas têm o papel de garantir a segurança do motorista e da carga, pois impossibilita a ação de criminosos em roubos e furtos.
O TMS é o sistema de gestão de transportes. Ele ajuda na gestão de todas as minúcias ligadas ao serviço de entrega, oferecendo suporte em vários estágios, como planejamento de rotas, auditoria, acompanhamento e verificação das transportadoras etc.
Algumas das vantagens de sua implementação são:
A telemetria nada mais é que um sistema automatizado de envio e coleta de dados, por meio de posições remotas ou móveis, utilizando cabos. As informações são repassadas para uma central que tem acesso aos dados e a vários controles que podem ser utilizados para interagir de forma remota com o dispositivo.
Há dois tipos de telemetria: a digital e a analógica. No entanto, só é possível fazer a instalação em veículos mais modernos, fabricados após o ano de 2009. Ao utilizar a telemetria, os colaboradores ficam mais seguros e a gestão da frota fica mais simples, apontando aos motoristas onde existe a possibilidade de diminuir custos.
Por fim, a tecnologia no transporte de cargas é essencial para potencializar a produtividade da instituição, demonstrando que a realização da atividade terá um melhor desempenho. Além disso, utilizando-se a Inteligência Artificial, é possível realizar a coleta e também trocar dados, de forma a possibilitar previsões mais exatas e, com isso, programar melhor a frota ou os serviços de transportes de cargas.
Agora que você conhece as tecnologias existentes para o segmento de transporte de cargas perigosas, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!